Aina é um projeto idealizado por quatro músicos (Robert Hunecke-Rizzo, Sascha Paeth, Michael Rodenberg e Amanda Somerville), que resultou em um supergrupo de metal progressivo formado por integrantes de todo o mundo e de todos os gêneros de metal e hard rock. Entre os integrantes do projeito estão músicos de bandas como Deep Purple, Rhapsody of Fire, Kamelot, Edguy, Avantasia, entre outros. Juntos eles criaram e lançaram em setembro de 2003 a ópera metal Days of Rising Doom. Todo o conceito do album, história e letras foram criadas por Amanda Somerville e as músicas foram compostas por Robert Hunecke-Rizzo.
Days Of Rising Doom conta a história do reino fictício de Aina. Cada música funciona como um capitulo de um livro, e todas elas se conectam formando uma história épica e emocionante.
As primeiras faixas se tratam de um alerta dos profetas ao Rei Teatius, que é avisado de que um perigo está para surgir nas terras de Aina. Então a história nos transporta ao triangulo amoroso que envolve Oria Allyahan, e os dois herdeiros do Rei Teatius: Talon e Torek. Torek é o legítimo herdeiro de Taetius e após a morte do seu pai começa a reinar Aina, mas depois de Talon assumir sua paixão por Oria e pedi-la em casamento, Torek se sente humilhado e se exila em um algum lugar remoto, jurando um dia ver toda aquela terra queimar. Com o tempo Torek tem contato com uma raça de humanoides sedentos por carne e sangue chamados de Krakhons, de quem ele se torna uma mistura de rei e deus. Torek, agora chamado Sorvahr, declara uma guerra contra o mundo inteiro. Eventualmente ele cerca e toma o reino de Aina, expulsando Talon do trono. Oriana, a princesa fruto do amor entre Talon e Oria, é mandada para um lugar seguro, como ultimo esforço de Talon para preservar seu reino e sua linhagem. No meio tempo Oria é estuprada por Sorvahr, que acaba por dar a luz à outra criança, que vem a ser chamado Syrius. O tempo passa e desconhecendo sua relação familiar Oria e Syrius se conhecem e acabam se apaixonando. Com Oria agora adulta, Talon planeja retomar Aina com um novo exército, levando sua filha para ajudar à liderar as tropas. Do lado oposto, Sorvahr leva seu filho Syrius para liderar o exército inimigo. Quando os dois se encontram no campo de batalha não conseguem acreditar, e o amor dos dois os leva à declarar paz entre os dois exércitos. Porém Sorvahr enfurecido com a paz que seu filho decretou, o assassina na frente de Oriana, que fica horrorizada e enraivecida, se sentindo obrigada a voltar à levantar as armas, Oriana vence as forças de Sorvahr e é declarada rainha absoluta de Aina.
Em certa entrevista Amanda Somerville declarou:
"Eu acho que o elemento mais forte de Aina é a diversidade de influências, as misturas clássicas. Para mim a melhor coisa foi ver minhas idéias originais sendo interpretadas, sendo mudadas um pouco aqui e ali e, no final, todos colocaram, adicionaram partes de si mesmos e para mim foi maravilhoso ver como eu estava envolvida ao longo do processo. Além do poder da orquestra e das fortes músicas de ‘prog’ metal nesse projeto. Foi para isso que nós trabalhamos."
Até mesmo um idioma original foi criado para a história por Amanda, o ainae, e no segundo disco é possível ouvir uma das músicas sendo cantada nessa lingua.
É incrível o que esse album pode fazer com a sua imaginação. É impossível ouvi-lo dando atenções as letras sem imaginar uma interpretação em uma espécie de filme, seriado, ou até mesmo musical.
Days Of Rising Doom é um album com uma história de amor, traição e ação. Um projeto que merece atenção dos apreciadores de histórias épicas.
Disco 1: Days Of Rising Doom
- Aina Overture
- Revelations
- Silver Maiden
- Flight Of Torek
- Naschtok Is Born
- The Beast Within
- The Siege Of Aina
- Talon's Last Hope
- Rape Of Oria
- Son Of Sorvahr
- Serendipity
- Lalae Amer
- Rebellion
- Oriana's Wrath
- Restoration
Disco 2: The Story Of Aina
- The Story Of Aina
- The Beast Within
- Ve Toura Sol-Rape Of Oria (versão em ainae)
- Flight Of Torek (versão single)
- Silver Maiden (versão alternativa)
- Talon's Last Hope (demo)
- The Siege Of Aina (versão single)
- The Story Of Aina (instrumental)
Links: