A sensibilidade de Damien Rice

Particularmente tenho um amor incondicional pelo cantor Damien Rice. Praticamente tudo o que ele faz é genial. Talvez por, de certa forma, me encaixar em cada palavra que ele compõe, e a elaboração de arranjos e melodias suaves – mas que se intensificam a cada minuto.  Não é a toa que deixei de lado um pouco meu gosto por vocais guturais e guitarras mais pesadas. Nutro também uma simpatia pelo violino e violoncelo, presentes em quase todas as músicas de cantor/compositor/instrumentista - que tem um apego grande à melancolia.

E por falar em Damien, meu antigo blog, intitulado ‘Cold Water’ teve o título inspirado em uma de minhas canções favoritas, do álbum 'O', lançado em 2002, e que tem uma história muito interessante. O disco foi produzido dentro de um quarto, por conta do baixo orçamento que ele tinha na época, com tiragem limitada e tudo mais. Ele nunca imaginou que a fama chegaria logo em seguida. A famosa música ‘The Blower’s Daughter’ que embalou o filme Closer e rendeu diversos prêmios ao artista, consolidando o seu bom gosto e genialidade.

O irlandês embalou as melhores e piores experiências da minha vida. E devo acrescentar que apesar da maioria das pessoas que sofrem decepções amorosas preferirem não voltar a ouvir novamente certa música/banda, eu simplesmente não acho isso um problema.  Relaciono Damien Rice a um momento bom, sem jamais ‘sujar’ o sentimento que a melodia e letra me remetem.
E por falar em letras, devo acrescentar que todas elas são intensas, e parecem conversar com o nosso âmago de forma clara e direta. Impossível não se emocionar e não conseguir parar de ouvir.
Apesar de Damien não compor músicas novas já há algum tempo, ressalto que vale muito a pena se dispor a conhecer sua obra. 

(Inclusive a música 'Grey Room’, do álbum 9, que deu origem ao nome deste humilde e despretensioso blog). 


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This entry was posted on sábado, 3 de agosto de 2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.